A Venda do Patrimônio Imobilizado: O Leaseback dos Correios como Confissão de Fracasso do Desgoverno Federal
A notícia de que a Caixa Econômica Federal estaria preparando um Fundo de Investimento Imobiliário (FII) utilizando os ativos físicos dos Correios não é um sinal de inovação, mas sim um atestado do profundo desastre administrativo promovido pela atual gestão federal nas estatais. As centenárias empresas públicas, pilares da infraestrutura nacional, sucumbiram sob a égide do intervencionismo estatal desmedido, transformando-se em um dreno fiscal para os cofres do contribuinte. Os Correios, que já flutuaram entre lucros questionáveis e déficits massivos, agora se veem à beira da insolvência com prejuízos que assombram as contas públicas, sendo uma das maiores fontes de sangria no cenário das empresas estatais. A necessidade urgente de capitalizar mais de R$ 5,5 bilhões em imóveis por meio de um leaseback — vender para depois alugar — expõe a incapacidade desta administração de gerir eficientemente o que já possui, forçando a estatal a se desfazer de patrimônio estratégico para cobrir custos operacionais crescentes e má alocação de recursos.
A causa desta manobra está diretamente ligada à filosofia de um governo que prioriza o aparelhamento e o dispêndio em detrimento da responsabilidade fiscal. Enquanto o mercado privado inova e se adapta à era digital, os Correios permanecem estagnados, consumidos por uma estrutura burocrática inchada e decisões que ignoram a realidade econômica. O leaseback, embora apresente um alívio temporário de caixa ao injetar dinheiro privado no negócio, cobra um preço caro: a estatal passa a pagar aluguel por seus próprios imóveis, criando uma despesa fixa e contínua que comprometerá sua saúde financeira por décadas. Isso é um “salgar carne podre”, onde o Estado evita tomar as medidas duras de gestão — como corte de custos e modernização real — e, em vez disso, utiliza o patrimônio da nação como um balão de oxigênio para adiar uma reestruturação séria ou, pior, para financiar a manutenção de um modelo insustentável e ineficiente.
As consequências deste cenário são claras: o cidadão, que sustenta a folha de pagamento e os rombos via impostos, agora terá seu patrimônio imobiliário sendo transformado em investimento de mercado para bancar a má gestão. Enquanto o Banco Central é pressionado a flexibilizar regras para injetar recursos em outras áreas estatais, os Correios, ao invés de serem privatizados e forçados à eficiência que o setor privado impõe, são socorridos com o dinheiro dos investidores e a garantia implícita do Tesouro Nacional, transferindo o risco de sua má administração para todos os brasileiros. A solução digna para uma estatal falida seria a venda progressiva, libertando o Estado do fardo e permitindo que o mercado ofereça serviços logísticos ágeis e baratos, sem o peso da ineficiência política.
Por: Paola Rossato





























